Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agência Internacional de Energia Atômica apóia radiação para modificar plantas no combate à fome

Entidade defende que experiência é mais barata e seguraA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) fez nesta terça, dia 2, uma chamada para o aumento dos investimentos em técnicas de mutação de plantas por radioatividade, a fim de tirar milhões de pessoas da situação de fome.

Em comunicado divulgado em Viena, a AIEA afirma que, desde os anos 20, os cientistas fizeram experimentos expondo plantas a radiações para conseguir mutações e obter exemplares mais resistentes a condições meteorológicas adversas.

Estas plantas, cuja produção é barata e segura – ressalta a AIEA -, também são mais resistentes a certas doenças e insetos, acrescenta a agência nuclear da ONU, que tem um laboratório perto de Viena para esse tipo de experimento.

? A natureza global da crise alimentar não tem precedentes. Famílias do mundo todo estão lutando para poder se alimentar ? afirma o diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, na nota.

? Para oferecer soluções sustentáveis a longo prazo, devemos fazer uso de todos os recursos possíveis. Mas não fomos capazes de dar o apoio e o investimento necessários para uma aplicação universal ? acrescenta ElBaradei.

A AIEA afirma, em seu comunicado, que cerca de 3 mil mutações diferentes de aproximadamente 170 plantas já foram obtidas através de intervenções diretas da agência nuclear.

Sair da versão mobile