Agência Nacional de Águas concede outorga para eclusa de Tucuruí, no Pará | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agência Nacional de Águas concede outorga para eclusa de Tucuruí, no Pará

Obra permite escoamento da produção de grãos e minérios entre o Centro-Oeste e o Norte do paísA Agência Nacional de Águas (ANA) concedeu outorga para que a eclusa de Tucuruí opere no Rio Tocantins, na divisa dos municípios de Tucuruí e Breu Branco, a 250 quilômetros de Belém, no Pará. A autorização foi publicada nesta sexta, dia 19, no Diário Oficial da União. A regulamentação trata da outorga pelo direito de uso da água, emitida para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para a operação das eclusas naquela região.

Segundo a Ana, com a construção da barragem de Tucuruí, criou-se um desnível de 72 metros na hidrovia do Tocantins. Para não interromper a passagem das embarcações, foram construídas as duas eclusas que são interligadas por um canal intermediário com 5,5 quilômetros de extensão e 140 metros de largura.

As eclusas são as maiores do país, com capacidade para realizar até 32 operações por dia, 16 em cada sentido, na sua capacidade máxima de operação. A obra permite a navegação entre o Centro-Oeste e o Norte do país, rota com potencial para o escoamento da produção, principalmente, de grãos e minérios.

Sair da versão mobile