Foram fiscalizadas residências, estabelecimentos comerciais, uma feira de passarinhos e um criador registrado no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass). Os fiscais contaram com o apoio decisivo da Polícia Civil na cidade de Pesqueira, onde foi identificado e fiscalizado um grande cativeiro de animais.
Destacou-se também a ação em Tabira, onde foi fiscalizada a feira de passarinhos da cidade e um grande criatório ilegal. Durante a operação, foram atendidas 16 denúncias, uma requisição do Ministério Público Estadual e uma solicitação da Coordenação Geral de Fiscalização do Ibama.
Três infratores foram detidos, 10 autos de infração lavrados com imposição de R$ 164,1 mil em multas, 225 animais silvestres apreendidos (entre eles, 22 pertencentes a espécies consideradas ameaçadas de extinção), além das 185 gaiolas que foram incineradas. Dos animais apreendidos, 230 foram soltos em habitat natural e os demais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão os cuidados necessários para soltura.