A manifestação aconteceu no entroncamento das duas rodovias, no km 600,2 da BR-282 e o km 99 da BR-158, no limite entre os municípios de Maravilha e Cunha Porã, com formação de filas nas duas estradas.
Os agricultores querem impedir o início do processo de levantamento de benfeitorias, feito pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para que os agricultores da região seja indenizados e retirados da área.
Eles acreditam que se permitirem o acesso de técnicos às propriedades poderão acelerar o processo de desapropriação da área de 2,7 mil hectares, na localidade de Araçá, em Cunha Porã, no limite com o município de Saudades.
Demarcação
Em 2007, a fundação assinou a Portaria 175, que visa a demarcação do terreno com área indígena. Pelo menos 140 famílias de pequenos agricultores teriam de sair de suas propriedades.
Representantes dos donos das terras já entraram com uma ação na Justiça para suspender o processo de demarcação. O protesto pede para que o recurso seja julgado antes que a Funai inicie os levantamentos.