Agricultores comemoram chegada da chuva no interior de São Paulo

Produtores de hortaliças em Salesópolis temem, entretanto, nova seca na regiãoAs chuvas dos últimos dias em Salesópolis, São Paulo, são motivo de comemoração para os produtores rurais. Trabalhadores que cultivam hortaliças já recorriam à irrigação para não perderem a produção, devido a uma recente estiagem. Até mesmo o rio que fornece água para irrigação de diversas propriedades estava quase seco. O agricultor Joaquim do Nascimento produz cerca de 6 mil pés de hortaliças por dia, em 17 hectares de sua propriedade. Ele afirma que o problema da seca pode retornar em breve.

Nascimento aponta que o uso desordenado da água e as plantações de eucalipto que avançam na região agravam a situação.

? Se não continuar chovendo, daqui a uns três ou quatro dias, precisaremos da irrigação novamente. Não temos como guardar água para trabalhar ? relata.

Para o produtor Marcelo Siqueira, as chuvas abundantes que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chegaram a 80 milímetros no Estado de São Paulo, representam queda nos custos.

? Puxar, bombear, investir em energia e petróleo quase não compensa. Sai tudo muito caro ? lamenta.
 
A alta nos custos já provoca a desistência do ramo por parte de agricultores da região. Os que persistem apostam no aumento da produção para ganhar volume.

? Na verdade, vamos tentar aproveitar as desistências e produzir o máximo no verão, para ver se conseguiremos atravessar a parte ruim do inverno ? afirma Nascimento.