Agricultores esperam aumento de renda com alterações no Suasa

Mudanças anunciadas no Plano Safra vão permitir a comercialização dos produtos em qualquer parte do paísAs agroindústrias familiares esperam aumentar os negócios depois do anúncio de mudanças no Sistema Unificado de Sanidade Agropecuária (Suasa). As alterações anunciadas no Plano Safra vão permitir a comercialização dos produtos em qualquer parte do país.

A novidade ampliou os sonhos da família do produtor rural Samuel Brugalli. Ele tem uma agroindústria que fabrica embutidos na Serra Gaúcha e só podia comercializar em outras cidades quando participava de feiras. Agora, tudo pode mudar.

? Nós estamos esperando há tempos que entre este Suasa em vigor, para aumentar a produção, vender para vários municípios, não só no município e não só na feira, além de ampliar o nosso negócio. Vai aumentar bastante a produção e vai ter mais lucro ? disse Brugalli.

O decreto do governo permite a equivalência entre os serviços de inspeção federal, estadual e municipal. Eles ganham autonomia para implantar novas agroindústrias, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário espera que a medida tire da clandestinidade muitas indústrias. Porém, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul acredita que este processo vai ser lento por causa da falta de recursos das Prefeituras.

A produtora rural Jurema Brugalli faz planos para aumentar as vendas e manter a família trabalhando unida.

? Faz muito tempo que a gente está esperando. E este ano passa para o ano que vem, para o outro e assim vai. Os nossos filhos tão desanimando de ficar aqui na colônia porque há muito pouco incentivo do governo. Quem sabe agora, com essa, vai melhorar um pouco mais.