Para adquirir as mudas, os produtores precisam apenas levar as sementes e pagar os custos da produção, que, em geral,corresponde a 10% do valor praticado no mercado. A produção semanal é de 2 mil mudas de hortaliças, que atendem aos agricultores que participam do Rio Rural em 12 unidades de pesquisa participativa de cultivo protegido e mandala.
Além da unidade em funcionamento na Pesagro-Rio (localizada no Parque Prazeres, em Guarus), uma estufa de produção de alface e mudas foi montada na microbacia Rio Doce, em São João da Barra. Responsável técnico pelas estufas e pela instalação da unidade de São João da Barra, o pesquisador da Pesagro-Rio José Márcio Ferreira diz que o serviço é franqueado a todos os agricultores familiares e que tem por objetivo aumentar a oferta de mudas de qualidade.
– Mudas são caras e isso acaba dificultando os plantios nas propriedades pequenas. Com a produção nas estufas por preço de custo, os agricultores familiares podem ter a garantia de um bom produto – afirma.
As mudas de hortaliça custam R$ 8 a bandeja com 200 unidades, enquanto as de maracujá saem por R$ 15, com 100. O preço corresponde a aproximadamente 10% do praticado pelo mercado.