Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores familiares de Mato Grosso cobram mais facilidades no acesso ao crédito oficial

Excesso de burocracia dificulta sobrevivência nas pequenas propriedades do EstadoEm Mato Grosso, os agricultores familiares aproveitaram o anúncio do Plano Safra 2012/2013 para cobrar mais facilidades no acesso aos créditos oficiais. Para muitos, o excesso de burocracia impede a busca por recursos, o que compromete a sobrevivência das pequenas propriedades.

No último ano-safra os agricultores familiares de Mato Grosso contrataram R$ 316 milhões disponibilizados pelo governo, 24% a mais que o total acessado no ciclo 2010/2011. Mesmo assim, o volume ainda é considerado abaixo do que o setor necessita. Os recursos são estimados em R$ 1,5 bilhão.

No assentamento Nossa Senhora Aparecida, na zona rural do município de Várzea Grande, a cobrança dos produtores é por menos burocracia para a disponibilização de recursos. As 140 famílias não conseguem ter acesso aos créditos oficiais há pelo menos cinco anos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Grande, José Oliveira, confirma as dificuldades. O pequeno produtor reconhece a iniciativa do governo em ampliar os recursos disponíveis e reduzir as taxas de juros, mas lamenta não ver os benefícios saindo do papel. Os principais entraves, segundo ele, são a falta de documentos como o contrato de concessão e uso da terra, além do Cadastro Ambiental Rural. Oliveira afirma ainda que a lentidão dos órgãos responsáveis pela documentação agrava o problema.

Sair da versão mobile