Agricultores familiares da região Sul organizam protesto para hoje

Movimento cobra do governo federal a liberação de recursos para contratação de novos projetos do Programa Nacional de Habitação RuralA Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/CUT) e a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Cooperhaf) estão organizando mobilizações para esta terça, dia 29, em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para cobrar do governo federal a liberação de recursos para contratação de novos projetos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e pagamento dos contratos já assinados pelos agricultores familiares.

• Leia mais notícias sobre agricultura familiar

Entre as questões em pauta também estão liberação de recursos para novas contratações de imediato, aumento do valor por unidade habitacional, ampliação do subsídio, diminuição de taxas de juros, aumento do valor do financiamento, permissão para que beneficiários contemplados em programas habitacionais anteriores ao PNHR  possam ser atendidos, seja para reforma ou para construção, entre outros.

De acordo com a Fetraf, dados do Ministério das Cidades informam que o déficit habitacional atual no Brasil é de 6.940.691 de moradias, destas, 5.885.528 na área urbana (85%) e 1.055.163 (15%) na área rural. Na Região Sul do Brasil, o déficit habitacional rural é de 85.639 moradias.

– Vale ressaltar que o PNHR foi uma grande política pública criada pelo governo Federal, porém, estamos reivindicando melhorias e a continuação das contratações para que mais agricultores familiares sejam beneficiados – disse o coordenador geral da Fetraf-Sul/CUT, Rui Valença.

As mobilizações acontecerão nos municípios de Cascavel e Ponta Grossa no Paraná, Chapecó e Criciúma em Santa Catarina e em Pelotas, Passo Fundo, Três Passos e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul.