Agricultores familiares da região Sul participam de audiência com ministro da Justiça

José Eduardo Cardozo prometeu visitar as áreas em estudo para demarcação indígena no Rio Grande do SulAgricultores familiares da região Sul se reuniram com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na noite de segunda, dia 14, em Brasília (DF). Na ocasião, Cardozo prometeu visitar as áreas em estudo para demarcação.

A audiência foi marcada após cerca de 300 agricultores familiares ocuparem a Fenac em Novo Hamburgo (RS), local onde a presidenta Dilma Rousseff participou de uma formatura do Pronatec. Na ocasião, ficou acordado que o governo federal articularia reuniões e audiências com os ministérios para encontrar uma solução para os conflitos agrários.

Mais de 10 mil famílias gaúchas estão preocupadas em perder suas terras em 16 regiões do Estado.

– Estamos buscando soluções para que essas famílias não percam suas terras, onde vivem a mais de cem anos, sua cultura e sua identidade. Esses agricultores familiares cultivam a terra e produzem alimentos para todos os brasileiros, a terra é fonte de sustento e renda dessas famílias – disse Rui Valença, coordenador da Fetraf-Sul.

Valença explica que nas áreas onde já existe portaria declaratória, o ministro se comprometeu em fazer reuniões de trabalho no Rio Grande do Sul, para conhecer melhor a realidade e buscar uma alternativa conjunta entre governo do Estado, governo federal, Ministério Público Federal e agricultores.

– Nós entendemos que só uma mesa de trabalho possa construir um acordo para dar uma solução para evitar o conflito, que já está instalado e com tendência a se acirrar a cada dia que passa – afirmou o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan.

>> Leia mais notícias sobre questões indígenas

Clique aqui para ver o vídeo