Agricultores familiares do Rio Grande do Sul recebem tratores do Mais Alimentos

Projetos visa modernização maquinário agrícola para melhorar a qualidade da produçãoAgricultores familiares de 40 municípios do Rio Grande do Sul receberam 50 tratores financiados pelo programa Mais Alimentos durante solenidade nesta sexta, dia 4, em Passo Fundo (RS). O coordenador do Programa, Hercílio Matos, acompanhou o evento, junto ao secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir Muller.

? O Mais Alimentos é, antes de qualquer coisa, a confiança na capacidade do povo brasileiro de saber onde quer chegar, e foi criado para mostrar que é possível enfrentar e superar crises. Além disso, recupera a autoestima do nosso agricultor familiar, promovendo o crescimento acelerado no campo com distribuição de renda ? afirma Muller.

O secretário ressaltou a importância do programa na produção de mais alimentos e na distribuição de renda. De acordo com ele, a meta do governo é incluir 130 milhões de brasileiros na classe média, que vão ter mais alimentos e de melhor qualidade produzidos pela agricultura familiar.

? Vejo a alegria e o orgulho de agricultores familiares que país afora conseguem adquirir um trator pela nossa linha de crédito, e mais ainda, têm a certeza de que com a máquina conseguirão produzir mais alimentos e gerar renda.

O agricultor familiar Fernando Zailat, 33 anos, foi um dos que recebeu o trator da Case IH, linha Farmall de 80 cavalos financiado pelo Mais Alimentos. Morador do município de Mato Castelhano, a 20 quilômetros de Passo Fundo, ele e seus pais trabalham juntos na propriedade de 42 hectares no cultivo de soja, milho e trigo. Mas, o grande gerador de renda da família é o gado de leite. Fernando já acessava as linhas do Pronaf para financiamentos de custeio e investimento e soube do Programa por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural da região.

Outro agricultor que recebeu o trator foi Delmar Fellini, 43 anos, do município de Nicolau. Ele trabalha em atividades agrícolas com a família há cerca de 15 anos. Delmar, seus pais e o irmão mais novo, Vilmar, de 41 anos, também ajudam na lavoura.

O agricultor cultiva soja, milho, trigo e gado leiteiro em uma área de 25 hectares. Acessa o crédito do Pronaf há mais de cinco anos e aderiu ao Mais Alimentos em setembro de 2010, por orientação de um técnico extensionista da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

Números do Programa

Em dois anos e meio do Programa Mais Alimentos foram aplicados cerca de R$ 4,5 bilhões em projetos de modernização das propriedades rurais. Desde a sua criação, em 2008, até hoje, já foram financiados aos agricultores familiares, aproximadamente, 36 mil tratores e motocultivadores, 1.783 caminhões e furgões, além de 26 colheitadeiras, totalizando 110 mil contratos.

Existem, atualmente, cerca de 3,6 mil itens cadastrados no Mais Alimentos. São 11 categorias de produtos e mais de 240 empresas de máquinas e implementos. O Rio Grande do Sul detém 25% dos valores contratados. De setembro de 2008 a dezembro de 2010 foram aplicados mais de R$ 1,2 bilhão no Estado.