Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores familiares do Rio Grande do Sul recebem tratores do Mais Alimentos

Projetos visa modernização maquinário agrícola para melhorar a qualidade da produçãoAgricultores familiares de 40 municípios do Rio Grande do Sul receberam 50 tratores financiados pelo programa Mais Alimentos durante solenidade nesta sexta, dia 4, em Passo Fundo (RS). O coordenador do Programa, Hercílio Matos, acompanhou o evento, junto ao secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir Muller.

? O Mais Alimentos é, antes de qualquer coisa, a confiança na capacidade do povo brasileiro de saber onde quer chegar, e foi criado para mostrar que é possível enfrentar e superar crises. Além disso, recupera a autoestima do nosso agricultor familiar, promovendo o crescimento acelerado no campo com distribuição de renda ? afirma Muller.

O secretário ressaltou a importância do programa na produção de mais alimentos e na distribuição de renda. De acordo com ele, a meta do governo é incluir 130 milhões de brasileiros na classe média, que vão ter mais alimentos e de melhor qualidade produzidos pela agricultura familiar.

? Vejo a alegria e o orgulho de agricultores familiares que país afora conseguem adquirir um trator pela nossa linha de crédito, e mais ainda, têm a certeza de que com a máquina conseguirão produzir mais alimentos e gerar renda.

O agricultor familiar Fernando Zailat, 33 anos, foi um dos que recebeu o trator da Case IH, linha Farmall de 80 cavalos financiado pelo Mais Alimentos. Morador do município de Mato Castelhano, a 20 quilômetros de Passo Fundo, ele e seus pais trabalham juntos na propriedade de 42 hectares no cultivo de soja, milho e trigo. Mas, o grande gerador de renda da família é o gado de leite. Fernando já acessava as linhas do Pronaf para financiamentos de custeio e investimento e soube do Programa por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural da região.

Outro agricultor que recebeu o trator foi Delmar Fellini, 43 anos, do município de Nicolau. Ele trabalha em atividades agrícolas com a família há cerca de 15 anos. Delmar, seus pais e o irmão mais novo, Vilmar, de 41 anos, também ajudam na lavoura.

O agricultor cultiva soja, milho, trigo e gado leiteiro em uma área de 25 hectares. Acessa o crédito do Pronaf há mais de cinco anos e aderiu ao Mais Alimentos em setembro de 2010, por orientação de um técnico extensionista da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

Números do Programa

Em dois anos e meio do Programa Mais Alimentos foram aplicados cerca de R$ 4,5 bilhões em projetos de modernização das propriedades rurais. Desde a sua criação, em 2008, até hoje, já foram financiados aos agricultores familiares, aproximadamente, 36 mil tratores e motocultivadores, 1.783 caminhões e furgões, além de 26 colheitadeiras, totalizando 110 mil contratos.

Existem, atualmente, cerca de 3,6 mil itens cadastrados no Mais Alimentos. São 11 categorias de produtos e mais de 240 empresas de máquinas e implementos. O Rio Grande do Sul detém 25% dos valores contratados. De setembro de 2008 a dezembro de 2010 foram aplicados mais de R$ 1,2 bilhão no Estado.

Sair da versão mobile