Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores fecham rodovia no RS em defesa da renegociação de dívidas

Produtores pedem ainda estatal para regular os preços de fertilizantesAgricultores familiares do Rio Grande do Sul decidiram nesta terça, dia 17, fechar, por tempo indeterminado, a BR-386, no trecho que liga o Estado a Santa Catarina. O objetivo é pressionar os governos federal e estadual para renegociar as dívidas dos pequenos agricultores, entre outras reivindicações.

De acordo com o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Plínio Simas, há dois anos eles vêm discutindo a questão das dívidas com o governo. Até agora, entretanto, não houve um acordo, acrescentou o líder do MPA.

? A dívida dos agricultores familiares de todo o Brasil é de R$ 30 bilhões ? disse Simas.

? Esse valor, se negociado, segura o homem no campo ? disse.

Outro ponto importante para os agricultores é a criação de uma estatal que regule os preços de fertilizantes. Simas explicou que até os anos 80 essa regulação era feita pela Petrobras e hoje há três empresas que atuam no mercado.

? O que vendemos não paga o custo ? afirmou o coordenador.

Os agricultores também reivindicam a anistia no pagamento das sementes do Programa Troca-Troca, o reconhecimento da situação de emergência nos municípios atingidos pela estiagem e a implementação de uma política de irrigação no Estado. Eles pedem ainda subsídio para implantação da irrigação de pequeno porte, regulação dos preços dos alimentos e a readequação do seguro agrícola.

Sair da versão mobile