Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores de Mato Grosso devem diminuir área destinada ao milho safrinha

Atraso do plantio da soja e mercado atrativo para o algodão são os principais motivos para a quedaAgricultores de Mato Grosso devem diminuir em 2011 a área destinada ao milho safrinha. Os principais motivos para a queda, que pode chegar a 7%, são o atraso do plantio da soja e o mercado atrativo para o algodão. Com a redução das lavouras e do volume de grãos, o impacto na economia pode passar de R$ 140 milhões.

A região médio-norte do Estado é responsável por mais de 47% do milho produzido em Mato Grosso e a estimativa é de que a área cultivada nesta safra seja 10% menor que na anterior. No ano passado foram colhidos mais de 4,3 milhões de toneladas do grão.

Na safrinha do ano passado, o agricultor Genez Carlim plantou 620 hectares no município de Lucas do Rio Verde. Agora vai cultivar apenas metade desta área. O principal motivo foi o atraso da semeadura da soja, que encurtou muito a janela de plantio do milho. Ele diz também que é arriscado plantar após o dia 20 de fevereiro, pois expõe a lavoura à estiagem, justamente no momento em que precisará de água.

A redução significativa na área cultivada no médio-norte mato-grossense também vai ser registrada nas demais regiões do estado. Apenas o centro-sul vai ampliar o espaço destinado às lavouras do grão em cerca de 1%.

Com isso a produção do cereal em Mato Grosso deverá ser 590 mil toneladas menor.

Sair da versão mobile