Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores do Paraná querem mudar renegociação das dívidas dos afetados pela estiagem

Produtores chegaram a perder 50% das lavouras de soja, milho e feijãoA Federação da Agricultura do Paraná (Faep) pediu ao governo federal algumas mudanças nas regras para renegociação de dívidas dos produtores afetados com a estiagem no Estado. Segundo a Faep, muitos produtores perderam até 50% das lavouras de soja, milho e feijão, mas estão em municípios onde não chegou a ser decretada situação de emergência.

Dos 399 municípios do Paraná, a maioria sofreu com a estiagem dos últimos meses, mas somente sete entraram com o pedido de emergência. Se for caracterizada a situação, os produtores terão prazos estendidos para pagar financiamentos de custeio e investimento, entre outros benefícios. Mas, segundo a Faep, eles representam apenas 2% dos produtores do Estado.

Pelos cálculos da federação, o Paraná acumula um prejuízo de R$ 4 bilhões com a redução na colheita de grãos por causa da estiagem. São seis milhões de toneladas a menos do que o previsto para a safra 2008/09. Por isso, a instituição fez, nesta quarta, dia 10, um pedido formal de ajuda aos ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário.

O primeiro pedido é que benefícios do Banco Central, como prorrogação de dívidas anteriores em até três vezes, sejam estendidos às renegociações das dívidas atuais com investimentos. O segundo é melhorar as regras de acesso à renegociação, incluindo municípios com perdas acima de 20%, a partir de dados do IBGE e da Secretaria da Agricultura do Paraná. O último pedido é reduzir as taxas de juros.

Sair da versão mobile