Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores pernambucanos investem em novas variedade de uva

Vale do São Francisco responde por mais de 90% da exportação da fruta no paísProdutores de uva estão investindo em novas variedades de uvas no Vale do São Francisco, no sertão pernambucano e baiano. A região responde por mais de 90% da exportação de uva no país e produz principalmente no segundo semestre do ano. Com as novas variedades, os produtores esperam ter duas safras ao ano de frutas sem semente, aumentando assim a competitividade do setor no primeiro semestre.

A iniciativa foi apresentada no 1º Seminário Internacional de Novas Variedades de Uvas de Mesa. O evento, realizado em Petrolina, Pernambuco, reuniu pesquisadores e geneticistas de várias partes do mundo, em busca de variedades resistentes às condições agroecológicas do Vale do São Francisco.

A região é a maior exportadora de uva sem sementes do país e produz principalmente no segundo semestre, aproveitando a pouca incidência de chuvas. As variedades sem sementes, a preferida do mercado externo, não suporta grandes quantidades de água.

Durante o seminário o Ministério da Integração firmou um convênio no valor de R$ 2,9 milhões para a manutenção das pesquisas, que começaram com a iniciativa privada. No Brasil, um dos órgãos de pesquisa que está no projeto é a Embrapa Semiárido, do sertão pernambucano, e a Embrapa de Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile