Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores protestam contra criação de área indígena em Santa Catarina

Disputa foi tema de uma reunião promovida pela Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc)Agricultores protestaram nessa quinta, dia 29, contra a possibilidade de criação de mais uma área indígena em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A disputa foi tema de uma reunião promovida na cidade pela Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Em 2007, o Ministério da Justiça criou a área de Araçaí, entre Saudades e Cunha Porã, e ampliou as aldeias de Imbu (Abelardo Luz), Pinhal (Seara), e Xapecó (Ipuaçu e Entre Rios). Neste ano, um grupo indígena entrou numa propriedade no Distrito de Marechal Bormann, em Chapecó, em busca de uma nova área.

O vice-presidente da Confederação Nacional de Agricultura, Fábio Meirelles Filho, disse que a entidade quer que sejam regulamentadas como áreas tradicionais indígenas somente aquelas que tinham presença comprovada desta população em 1988.

? Queremos um marco temporal da Constituição ? explicou.

Ele também avaliou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) tem muito poder para definir as áreas, pois conduz todo o processo de identificação, estudos e demarcação.

O administrador da regional da Funai em Chapecó, Pedro Possamai, disse que o papel do órgão é articular as políticas públicas para defender os interesses dos indígenas.

Ele defende uma solução que garanta também o direito dos pequenos agricultores. Em relação ao distrito de Marechal Bormann, Possamai explicou que a Funai vai contratar especialistas para ver se a reivindicação da área tem respaldo histórico. Ele disse que é boato de que os indígenas querem uma área de 28 mil hectares.

? Não tem nada que aponte isso ? explicou Possamai.

Sair da versão mobile