Agricultura familiar beneficiará 240 mil alunos de escolas públicas da região metropolitana de Salvador (BA)

Primeiro lote, que será entregue na segunda, dia 22, faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar do governo federalMais de 240 mil alunos das 271 escolas públicas de Salvador (BA), e região metropolitana terão o cardápio da merenda escolar reforçado com a inclusão de produtos da agricultura familiar. O primeiro lote dos produtos, que será distribuído a partir da próxima segunda, dia 22, faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do governo federal. Foram comprados 648,5 mil quilos de alimentos, a um custo aproximado de R$ 4,8 milhões.

Trata-se de uma ação integrada entre a Secretaria da Agricultura, Reforma Agrária e Irrigação (Seagri), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a Secretaria Estadual da Educação.

Os alunos da rede estadual de ensino serão atendidos com a aquisição de farinha de mandioca, feijão, achocolatados com leite em pó, milho de munguzá, fubá de milho, leite em pó, manteiga, mel e flocão de milho, produtos fornecidos por oito cooperativas de agricultores familiares.

De acordo com o presidente da EBDA, Elionaldo Teles, o Pnae é um programa que revoluciona a comercialização dos produtos da agricultura familiar.

? Por meio dele, podemos planejar e incentivar toda a produção de alimentos e abastecer as escolas de acordo com as necessidades de cada localidade. A ação é um marco para a agricultura familiar na Bahia e a rede estadual de ensino, pois colocará no cardápio dos nossos estudantes alimentos produzidos dentro dos padrões de sustentabilidade ? afirma Teles.

Para garantir a qualidade, regularidade e preço justo, a parceria também viabilizou a instalação de uma central de recebimento e distribuição dos alimentos, na sede da EBDA, para que os produtos vindos do interior do Estado tivessem um único ponto de descarga. Estima-se que em um período de 15 dias todas as escolas cadastradas tenham recebido os alimentos da agricultura familiar.