Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura ganhará recursos com revisão de contratos, diz João Sampaio

Secretário de Agricultura de São Paulo garantiu que principais programas da pasta serão mantidos durante o governo AlckminO secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, considerou "normal" a auditoria nos contratos do governo paulista, determinada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e afirmou à Agência Estado que a prioridade será apurar se houve abusos nos terceirizados. Ele disse que eventuais economias em contratos e cortes nos gastos gerarão recursos para investimentos na agricultura paulista.

Para Sampaio, foi “uma surpresa agradável” a decisão de Alckmin de mantê-lo no cargo, após quatro anos à frente da pasta nos governos de José Serra e Alberto Goldman. O secretário garantiu que os principais programas da Secretaria de Agricultura, como o Pró-trator e o Pró-implementos, serão mantidos durante o governo Alckmin e prometeu ampliar os recursos em 2011 para a subvenção do seguro rural.

? Nem todos os recursos do Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), que reúne vários programas, foram utilizados em 2010, o que sinaliza para uma ampliação do seguro rural, que tem mais demanda ? disse.

Sampaio considerou positiva a permanência do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, no cargo pela presidente Dilma Rousseff e elogiou a proposta de modernização do Ministério, considerada prioritária pelo governo federal.

? Ele poderá implementar uma gestão própria, pois herdou uma gestão do ministro Reinhold Stephanes; se conseguir executar a proposta de modernização será a grande marca do governo ? afirmou.

O secretário traçou ainda um cenário positivo para as principais culturas paulistas – como cana-de-açúcar, laranja e grãos – em 2011. Segundo ele, cana e laranja devem ter preços bons aos produtores pelo segundo ano seguido, graças à restrição de oferta de matéria prima. Já a eventual restrição de oferta para uma demanda aquecida de grãos pode limitar a produção de carnes de frango e suína, na avaliação de Sampaio. Os bons preços aos pecuaristas devem se manter, diante da demanda aquecida pela carne bovina.

Sampaio reconheceu as dificuldades de criação do Consecitrus, um conselho de representantes da indústria processadora e de produtores de laranja que pode pacificar o setor, cujas negociações foram intermediadas pela Secretaria de Agricultura.

? Consecitrus é como uma dança; um passo à frente, outro atrás. Mas as negociações seguirão e pretendo que as reuniões deixem de ser na Secretaria e sejam no interior paulista ou na sede das entidades que negociam ? declarou.

Por fim, o secretário, avaliou que a fusão entre a Citrosuco e a Citrovita, a qual criará em São Paulo a maior empresa de processamento de suco de laranja do mundo, pode ser uma oportunidade para o surgimento de novos players no setor altamente concentrado.

? Quem sabe não é o momento da virada e a Justiça determine que fábricas de ambas que serão sobrepostas sejam vendidas para novos players, com investimentos de produtores ou de cooperativas? ? indagou.

Sair da versão mobile