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Agricultura e produção industrial são destaques no Debates do Rio Grande em Carazinho (RS)

Quinta edição do evento, abordou desenvolvimento da região da Produção do Rio Grande do SulConsolidação do polo logístico, integração, desenvolvimento de agroindústrias e investimentos em infraestrutura foram temas dominantes do Debates do Rio Grande, realizado nessa terça, dia 26, em Carazinho (RS). Com cerca de 350 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 7 bilhões, a região da Produção do Rio Grande do Sul se destaca pela pujança econômica e industrial de Passo Fundo (RS), Marau (RS) e Carazinho (RS).

Nos outros 20 municípios, a agricultura é a alavanca para o desenvolvimento, e ainda enfrenta desafios para crescer mais. Para o presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Carlos Scheibe, há um contraste entre boa produtividade e alto custo de produção, o que põe o agronegócio em alerta e acelera a busca por soluções para a precariedade de estradas, encarecimento do frete e capacidade insuficiente de armazenagem.

Scheibe observou ainda que, além do grão, a produção leiteira tem grande potencial de rentabilidade, principalmente diante da crescente demanda de indústrias como a Nestlé, em Carazinho, e a Italac, em Passo Fundo. Por outro lado, crê ser importante qualificar a mão de obra e formar parcerias.

Nesse viés, o professor de economia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Eduardo Finamore, destacou que o desenvolvimento regional passa por um planejamento estratégico coletivo. Logo, a integração de setores tem papel decisivo para fortalecer o agronegócio e a gestão de projetos compartilhados na região.

? Há iniciativas que extrapolam a esfera dos municípios e exigem um trabalho unido pelos interesses regionais comuns ? observou Finamore.

Opinião compartilhada pelo presidente da Associação de Municípios do Planalto (Ampla) e prefeito de Mato Castelhano (RS), Solano Canevese. Segundo ele, cabe aos líderes estimular a participação do cidadão, impulsionar projetos e descentralizar os investimentos.

Um exemplo é a expansão logística. Para o presidente da TW Transportes, Milton Schmitz, a posição estratégica credencia o setor como nova vocação da região pelas alternativas para escoar a produção, mas ainda falta avançar em infraestrutura, qualificação profissional e em um novo modelo de concessão de pedágios.

? O agronegócio é a chave do progresso, e as parcerias público-privadas serão decisivas para diminuir a rivalidade e estimular a cooperação ? disse.

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