Agriminas 2012 apresenta produtos com foco na segurança alimentar

Agricultura familiar será destaque no evento realizado em Belo Horizonte entre 5 e 8 de julhoPelo sétimo ano consecutivo, a Agriminas, que será realizada em Belo Horizonte (MG) de 5 a 8 de julho, mostra a qualidade e a diversidade da produção dos agricultores familiares do Estado. Empresas de atacado, varejo, estabelecimentos que trabalham com alimentação e o consumidor em geral poderão conhecer mais sobre a produção familiar e adquirir produtos procedentes diretamente do campo.

De acordo com os organizadores da feira, nesta edição, 125 empreendimentos da agricultura familiar de diversas regiões do Estado apresentam uma variedade de produtos como queijo, doces, biscoitos, arroz, feijão, farinhas, legumes e hortaliças, licores e cachaças.  O artesanato rural, que reaproveita subprodutos agrícolas para produzir artigos de decoração, bijuterias e acessórios, entre outros, também ganhará espaço no evento.

Em Minas Gerais, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção familiar responde, entre outros, por 83% da produção de mandioca, 47% do milho, 44% do arroz,  32% dos volumes de café e de feijão e  48% da produção de leite.  Os pequenos agricultores são responsáveis, também, por 34% do rebanho bovino, 30% do rebanho suíno e 28% do plantel de aves.

De acordo com Vilson Luiz da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), entidade promotora do evento, desde a primeira edição, o objetivo é abrir as portas do mercado para a agricultura familiar, uma produção de qualidade e sustentável. Segundo ele, neste ano, os resultados devem ser superiores aos obtidos nas edições anteriores, que têm se mantido crescentes.

– Nossa expectativa é muito boa porque o perfil dos empreendimentos que participam é muito variado, com agroindústrias familiares, associações, sindicatos de trabalhadores rurais e assentamentos de reforma agrária apresentando a variedade e a riqueza da produção familiar – explica. 

O subsecretário de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Edmar Gadelha, diz que é crescente a importância do evento em promover a produção e a comercialização dos alimentos e objetos artesanais das diversas regiões do Estado. Segundo ele, o momento é especial para os agricultores porque permite a apresentação do resultado das ações que o segmento tem adotado para oferecer produtos de qualidade, diversificados e com garantia de segurança alimentar. Gadelha destaca que o evento é uma oportunidade para a população conferir e incorporar produtos novos e tradicionais ao consumo do dia a dia com garantias da origem e da qualidade dos alimentos.

VII Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais – Agriminas
Data:
5 a 8 de julho de 2012
Local: Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte/MG