Mais de 50 variedades, sendo 24 de milho e 29 de soja, de 14 empresas estão concorrendo na sexta edição da Competição de Cultivares. As sementes foram entregues pelos fornecedores e plantadas em outubro do ano passado. Para garantir legitimidade ao concurso, o manejo e o acompanhamento estão sendo feitos pela equipe da AgroBrasília, que também é responsável pela avaliação do potencial produtivo de cada cultivar.
– Nós avaliamos outros quesitos também como porte de planta, tombamento, doenças, suscetibilidade a doenças, mas o principal é a produtividade de cada material – afirma o coordenador-geral da AgroBrasília Ronaldo Triacca.
No último fim de semana, um grupo de agricultores da região visitou a lavoura e viu de perto o desenvolvimento dos pés de milho e soja, além de tirar dúvidas com os representantes das empresas concorrentes.
– O produtor tem a chance de conhecer o material no campo e depois ter acesso aos dados de plantio, data e produtividade – relata o agrônomo da Unnigel Sementes, Roger Guimarães.
A colheita dos grãos será concluída no próximo mês e o resultado da competição será divulgado ao público no primeiro dia da feira, dia 13 de maio. Para esta edição da AgroBrasília, a organização do evento promete maior participação internacional.
– Este ano nós lançamos a feira como internacional do Cerrado. Nós teremos um Pavilhão Internacional, com 25 países, uma rodada de internacional de negócios e diversos eventos paralelos – declara Triacca.