No primeiro turno, Wilson saiu na frente com 47,92% dos votos válidos, contra 26,59% de Mauro. Pesquisas divulgadas na noite desse sábado, dia 25, apontam vitória do tucano no segundo turno com 59% dos votos válidos, de acordo com levantamentos do Ibope e do Instituto de Pesquisas do Centro-Oeste (Ipec).
O atual prefeito integra o grupo político que governa o município há três mandatos e carrega a herança política do ex-governador do Estado, Dante de Oliveira. Mauro Mendes, empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, é diretamente ligado ao governo estadual, conduzido por Blairo Maggi.
Em uma campanha marcada pela troca de acusações e desqualificação das propostas adversárias, as denúncias de compra de votos despertaram interesse nacional sobre a eleição em Cuiabá, após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado de proibir saques superiores a R$ 5 mil desde a última quinta, dia 23.
Sob calor forte, que deve chegar a 38°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os cuiabanos vão às urnas em 160 locais de votação. Os dois candidatos votarão de manhã e deverão aproveitar a tarde para visitar escolas da cidade em busca de votos de eleitores indecisos.
Por causa da diferença de fuso horário, a votação em Cuiabá começará com uma hora de atraso em relação ao horário oficial de Brasília. De acordo com o TRE, a apuração dos votos deverá ser concluída até as 20h (21h no horário de Brasília).
A segurança do pleito na capital mato-grossense será reforçada com um contingente de 1,2 mil homens da Polícia Militar e 350 policiais federais.