As tendências para o agronegócio no próximo ano, assim como o panorama político, econômico, tecnológico e sustentável estarão em debate na segunda edição do “Agrocenário 2020 – Cultivando o Progresso da Agricultura Brasileira”, que acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no dia 4 de dezembro.
O evento, que é promovido pela Aprosoja Brasil e Corteva Agriscience, será transmitido no Facebook do Canal Rural, apoiador do encontro.
No painel político, convidados como o cientista político Fernando Schuler e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), devem abordar temas como a reforma tributária.
“Estamos propondo soluções, mas achamos que cabe neste debate uma proposta do setor produtivo”, afirma o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa. No programa Mercado & Companhia, ele lembrou que entidades do agro estão trabalhando em uma proposta de reforma tributária própria, que deve ser apresentada pela FPA.
Segundo Rosa, há também preocupação com a decisão que deve ser adotada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de não renovar o Convênio 100, o que deve elevar as alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre a comercialização de insumos agrícolas entre estados.
As novas tecnologias para o campo também serão tema de painel com a participação do líder de marketing da Corteva, Douglas Ribeiro, e do mediador e jornalista Willian Waack.
Na parte da tarde, o painel econômico debate os impactos do fim da Lei Kandir sobre o agro, com presença do economista Alexandre Mendonça de Barros e do presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira.
“Vamos debater também a questão da sustentabilidade da produção no país. Mas o foco do Agrocenário são as reformas. Precisamos o debate político para analisar quais serão os desafios para a aprovação das reformas que vão garantir o crescimento do agro e da economia do país”, ressalta Fabrício Rosa.
Confira a programação completa!