Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agroecologia é tema de encontro no Fórum Social Temático em Porto Alegre (RS)

Para representante do Ministério da Agricultura, é preciso criar condições para que o pequeno produtor não sofra concorrência deslealDiversos encontros movimentaram Porto Alegre nesta quarta, dia 25, na programação do Fórum Social Temático 2012. Entre os destaques, uma discussão sobre o desafio de transformar a agricultura ecológica em atividade sustentável, com a participação do coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias. Ele aponta a importância de oferecer recursos para que o pequeno produtor rural possa se manter.

– A gente vive um mundo, cada vez mais, de grandes empresas. Seja no ramo dos insumos seja na parte da comercialização, da industrialização. Então, o pequeno tem uma dificuldade muito grande de enfrentar essa competição com os grandes e a maneira de enfrentar isso é de forma associada. Tanto para ter acesso aos insumos, com condições de ter preços melhores, como para depois comercializar seu produto e até verticalizá-lo – diz.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 50% das pessoas que passam fome no Brasil estão no campo. Um dos fatores que contribui para esta realidade é a falta de motivação dos produtores em permanecer nas zonas rurais. No Fórum Social Temático, o cooperativismo tem sido apontado como uma solução para o problema.

– Temos um problema sério de envelhecimento do campo, os jovens saindo. Então, temos que criar mecanismos que ajudem para que essas pessoas tenham interesse de ficar e consigam com isso ter qualidade de vida. Temos que fazer com que a vida no campo seja uma digna de qualidade e que isso seja uma opção real para o jovem. Vemos no cooperativismo uma maneira de fazer isso – salienta.

Durante o evento, grupos temáticos discutirão propostas, que serão encaminhadas para a Conferência Rio Mais 20, conforme o membro da coordenação do Fórum, Mauri Cruz.

– Todo o debate que estamos fazendo aqui, em especial nos grupos temáticos, grupo da água, grupo sobre a questão da devastação, da defesa das florestas, tema da energia, questões das cidades. Todos esses debates estão sendo trabalhados e deverão ser encaminhados para essa grande cúpula dos povos junto com a Rio Mais 20 – afirma Cruz.

Sair da versão mobile