Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio passa longe da crise externa no curto prazo, diz secretário do Ministério da Agricultura

José Carlos Vaz acredita que preços devem continuar sustentados e que, por enquanto, não haverá crise de créditoO secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz afirmou nesta segunda, dia 8, que o aprofundamento da crise econômico-financeira internacional não deve comprometer os resultados do agronegócio brasileiro na safra 2011/2012.

? No curto prazo, a crise não deve atingir o agronegócio. Os preços agrícolas continuam sustentados e, por enquanto, não temos crise de crédito no Brasil ? considerou o secretário, antes de participar do 10º Congresso Brasileiro do Agronegócio.

Segundo Vaz, os produtores chegarão à fase do plantio com as compras de insumos adiantadas. Além disso, destaca, o cenário é de preços sustentados durante o período de comercialização em 2012. Mas ele admitiu que o cenário é incerto.

? Fazer previsão com mais do que três meses é longo prazo ? disse.

A soja, que ainda será plantada a partir de setembro, tem comercialização bem adiantada, assim como o algodão. Mas há outros produtos, como milho e demais grãos, além das carnes, que podem sofrer com as oscilações de preços e demanda num momento de crise internacional. Vaz considera, contudo, que os produtores devem enfrentar o momento mais bem preparados.

? Os produtores da maioria das cadeias estão capitalizados e estão investindo mais em tecnologia, máquinas e armazenagem. O cenário é bom ? concluiu.

Denúncias

Vaz evitou comentar as denúncias que atingem o Ministério da Agricultura, incluindo a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), mas disse que a Pasta não está paralisada.

? O ministro Wagner Rossi está comandando o Ministério, que foi bem estruturado por ele. A pasta não está paralisada de forma nenhuma ? afirmou. 
 

Sair da versão mobile