Agricultura

Açaí: alternativa para diversificação de produção

A área de açaí BRS Pará plantado no Amazonas é, atualmente, estimada em 330 hectares, segundo o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, sociólogo Lindomar Silva

No Amazonas, o cultivo do açaí BRS Pará tem sido uma alternativa de diversificação da produção, recuperação de áreas e combinação de sistemas integrados com outras culturas.

+ Leia as últimas notícias no site do Canal Rural

A área de açaí BRS Pará plantada no Amazonas é, atualmente, estimada em 330 hectares, segundo o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, sociólogo Lindomar Silva, que integra uma equipe de avaliação de impactos de tecnologias da Empresa.

De acordo com o sociólogo, “o crescimento do plantio do açaí com a tecnologia do BRS Pará indica que os agricultores do Amazonas compreenderam a importância do fruto, principalmente para a indústria de alimentos e bebidas”.

Silva destaca que a adoção do BRS Pará no Amazonas, como mostra o estudo, gerou impactos sociais positivos e possibilitou ganhos adicionais no que tange à dimensão de impactos ecológicos nas propriedades. O estudo apresenta, ainda, resultados evidentes em melhoria de renda para os produtores.

“Esses resultados ajudam a explicar os motivos da expansão do açaí com uso da tecnologia BRS Pará no estado do Amazonas”, afirma Lindomar Silva.

A história de um produtor de açaí

açaí
Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa

Giuliano Quintino dos Santos é um dos produtores que cresceu para a expansão do cultivo de açaí em terra firme no estado. Paranaense, chegou ao Amazonas em 2003, quando então seu tio Guinter estava iniciando o cultivo de açaí no município de Humaitá, região sul do estado, a partir de sementes coletadas de plantas selecionadas na região.

O produtor conta, segundo a Embrapa, que seu tio teve a ideia de inserir o açaí do Pará, da espécie Euterpe oleracea , como uma alternativa para produzir na entressafra do açaí nativo do Amazonas, da espécie Euterpe precatória. Assim, adquiriu sementes da BRS Pará em 2006 e fez o plantio inicial de 10 hectares.

Mais tarde, em 2010, ampliou o cultivo do BRS Pará. Ampliou também a área com variedades do açaí nativo da espécie E.precatória . Em 2021, acrescentou mais um hectare e meio para experimentar a cultivar BRS Pai d’Égua. “Hoje, estamos com 80 hectares de açaí plantado”, afirma. O resultado é que a propriedade tem açaí o ano todo.

Com o investimento em conhecimento, tecnologia, e dedicação ao cultivo, alcançou o crescimento da produção de ambas as espécies e conseguiu atender diferentes mercados.

Seu cultivo no município de Humaitá cresceu tanto que, além de vender para Rondônia e Acre, com o passar do tempo consumiu também outros estados das Regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. Aproveitando a popularidade do açaí, está levando o produto para os Estados Unidos.