O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, se encontrou nesta segunda-feira (23) com o vice-presidente Executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans para tratar sobre o adensamento das relações bilaterais no âmbito da parceria estratégica entre Brasil e União Europeia (UE), existente desde 2007.
- Alckmin defende programa de financiamento das exportações
- Brasil precisa ser potência agroambiental, mas exportar aviões e máquinas, diz Alckmin
A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil – o bloco é o maior importador agrícola mundial e o Brasil é, atualmente, o 12º parceiro comercial da UE e o 2º maior fornecedor de produtos agrícolas para o bloco.
O contexto da visita de Timmermans envolve o reposicionamento brasileiro na pauta ambiental e nos compromissos com o desmatamento.
Além disso, discutiram também sobre temas associados ao comércio, à sustentabilidade e ao meio ambiente. O presidente em exercício reiterou que a agenda de sustentabilidade e a economia verde serão as bases para a reindustrialização do Brasil. Alckmin ainda sublinhou a importância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025.
Os dois lados reforçaram a relevância do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a UE. O comprometimento de ambos com a sua entrada em vigor foi reiterado.