Diversos

Análise: apoio político impulsionou agro brasileiro em 2021

O ano terminou com balanços positivos ao agro brasileiro, uma vez que o setor seguiu sem paralisações apesar das dificuldades do período

Mais um ano de pandemia, 2021 se encerra com balanços positivos para o agro brasileiro, uma vez que o setor seguiu sem paralizações apesar de todas as dificuldades deste período.

Para o comentarista Benedito Rosa, a continuação da atuação política da Frente Parlamentar da Agropecuária em conjunto com as entidades representativas foi um dos principais acontecimentos do ano para incentivar o segmento que é pilar da economia.

“A CNA, Aprosoja, Abramilho, ABPA, Abrapa, Abrafrigo foram muito ativas neste ano, como está ocorrendo nos últimos tempos, e isso é muito positivo porque chama a atenção para o Congresso, para o Executivo, sobre os temas mais relevantes”, afirmou o especialista.

Para Rosa, a Lei Orçamentária para 2022 foi benéfica ao agronegócio para a equalização de juros e a oferta de 982 milhões de reais para o seguro rural. No entanto, o comentarista indica a necessidade de um reforço nesta linha de crédito, pensando especialmente nos pequenos produtores favorecidos pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e na população mais vulnerável.

Outro ponto relevante do ano, conforme Rosa, são a chamada “BR do Mar” e o Marco das Ferrovias, que devem desburocratizar e baixar os custos dos transportes, algo considerado um gargalo no Brasil.

Para 2022, o comentarista do Canal Rural reforça a importância do avanço do projeto de lei para simplificação do sistema de inspeção e fiscalização agropecuária.