Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Antonio Junqueira assume Secretaria de Agricultura de São Paulo

Na cerimônia, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, agradeceu o apoio do agro e disse que vai 'resolver problemas' 

Em São Paulo, ações voltadas à agropecuária e ao meio ambiente não entrarão em conflito.

Ao menos é o que avisou o novo secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, Antonio Junqueira, ao ser oficialmente apresentado no cargo em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (10).

Antonio Junqueira adiantou que a sinergia com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e o pagamento por serviços ambientais prestados estão entre as prioridades.

“São Paulo tem, hoje, mais de 23% de reservas ambientais. A agricultura e o meio ambiente são fundamentais para um estado moderno e estão em sintonia com as demandas do mundo. Por isso, as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente vão continuar caminhando juntas, na busca por soluções para que a produção agrícola paulista seja cada vez mais tecnológica e sustentável”.

O secretário acrescentou que a Pasta vai “trabalhar fortemente para incentivar a geração de fontes renováveis de energia limpa, como a bioenergia”.

Levar a conectividade ao campo, digitalizar 100% da secretaria, incentivar a produção com respeito ao meio ambiente, fazer com que o crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) e o Seguro Rural cheguem às pequenas e médias propriedades, ampliar e fortalecer o Programa de Segurança no Campo são outras metas estabelecidas por Antonio Junqueira.

Diálogo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, reafirmou que a Pasta “continuará aberta ao diálogo e que está pronta para trabalhar ao lado de todos os setores da cadeia produtiva”.

“Nosso trabalho terá um olhar para a frente, com o propósito de detectar problemas e encontrar soluções. Não é demais lembrar que a agricultura é o maior e melhor negócio de São Paulo”, afirmou.

Segundo o secretário, o potencial e a importância do Agronegócio de São Paulo se refletem em números, recordando que o estado responde por 16,3% das exportações brasileiras do setor, tendo uma área cultivada de 14,4 milhões de hectares.

Em comparação, Mato Grosso, que ocupa a primeira posição entre todos os estados, com 19,9% da participação nas exportações do agro nacional, conta com uma área cultivada de 31 milhões de hectares.

“É importante ressaltar que São Paulo ocupa apenas 3% do território nacional”, destacou. A participação das exportações do agro paulista na balança comercial total do Estado foi de 37,4% em 2022. “Vejam a importância do agro”, enfatizou.

Tarcísio de Freitas

No evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, agradeceu e parabenizou a todos os funcionários da Secretaria e falou sobre suas expectativas sobre o setor.

Tarcísio de Freitas, São Paulo, governador
Foto: Divulgação

“A nossa responsabilidade agora é fazer o mesmo ou até melhor do que a gestão Itamar e Chiquinho fizeram. Temos de caminhar na direção para resolver problemas, dar continuidade ao que foi feito com relação à regularização fundiária do Pontal do Paranapanema. Vamos olhar para o grande, para o pequeno, vamos olhar para o seguro, vamos criar a nossa agricultura paulista de interesse, para que o pequeno produtor saiba para onde vai a sua produção e tenha garantia da sua renda”, disse.

Tarcísio também falou sobre a preservação e conservação hídrica, por ela ser um recurso fundamental para que seja possível ter culturas irrigadas.

Além disso, mencionado também a necessidade de realizar uma reforma tributária com relação ao ICMS.

Por fim, o governador falou da importância do investimento na pesquisa e na tecnologia, que são desenvolvidas pelos institutos de pesquisa que estão ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Na cerimônia, Tarcísio também se mostrou grato ao agro paulista. “O agro me acolheu. É um setor muito representativo para a economia de São Paulo. O estado deve ter orgulho do agro, que nunca se furtou ao chamamento da nação”, disse. 

Sair da versão mobile