Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PARCERIA

Brasil expande presença no mercado tailandês

Reuniões fortaleceram as relações comerciais entre o Brasil e Tailândia, com foco na ampliação das exportações de proteína animal, etanol de milho e insumos

Foto: Mapa
Foto: Mapa

O Brasil reforçou sua presença no mercado tailandês durante a VIV Asia 2025, uma das maiores feiras de proteína animal na Ásia, realizada em Bangkok de 11 a 14 de março. A missão contou com a participação da ABRA, UNEM, ABIQUIFI e empresas brasileiras, com apoio do Ministério da Agricultura (Mapa) e da ApexBrasil.

Durante o evento, foram realizadas reuniões estratégicas com entidades e empresas locais com o intuito de promover os produtos brasileiros e ampliar o acesso ao mercado tailandês. A agenda foi coordenada pela adida agrícola do Brasil na Tailândia, Ana Carolina Lamy, responsável pelo acompanhamento das relações comerciais no setor agropecuário e pelo suporte técnico às iniciativas de exportação.

Um dos destaques da agenda foi a visita à Associação Tailandesa das Indústrias de Ração Animal (TFMA), onde representantes da ABRA e da UNEM apresentaram informações detalhadas sobre a produção brasileira e seus processos. Também houve uma reunião com a vice-presidente da Associação de Pet Food da Tailândia, abordando as exigências técnicas e regulatórias para a entrada de novos produtos no mercado.

No setor privado, a UNEM se encontrou com executivos do CP Group, um dos maiores conglomerados da Tailândia, para apresentar os derivados do etanol de milho, como DDG/DDGS, utilizados na alimentação animal. A ABRA também discutiu com o setor de ingredientes de origem animal não comestível a habilitação de novas plantas brasileiras para exportação.

Atualmente, seis plantas brasileiras estão autorizadas a exportar farinhas para a Tailândia, e o Mapa está trabalhando para aumentar esse número com uma missão de auditoria planejada para ocorrer no Brasil, com o objetivo de habilitar novas unidades e expandir a oferta de produtos para o mercado tailandês.

A participação do Brasil na VIV Asia 2025 incluiu estandes da ABRA, ABIQUIFI e UNEM, com apoio da ApexBrasil, e contou com representantes de empresas dos setores de proteína, nutrição e saúde animal. Segundo os organizadores, as reuniões e atividades realizadas durante o evento ajudaram a fortalecer as negociações bilaterais e a promover os produtos brasileiros tanto na Tailândia quanto em outros mercados do sudeste asiático.

Sair da versão mobile