O último evento da primeira temporada da série de Seminários sobre Sustentabilidade e Inovação no Cooperativismo vai ser realizado nesta quarta-feira (23), às 08h30, em Brasília (DF), na sede do Centro Internacional de Convenções do Brasil.
Os seminários anteriores tiveram como foco as oportunidades de um mundo em transição.
Nesta quarta-feira, painelistas e autoridades irão debater sobre os caminhos para o Brasil cumprir as metas assumidas para o meio ambiente na COP26 e já pensar nas estratégias a serem apresentadas na COP27, que vai acontecer em novembro, no Egito.
Farão parte dos painéis os ministros da Agricultura, Marcos Montes, e do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o embaixador e secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Paulino Franco de Carvalho Neto; a diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura (Mapa), Fabiana Villa Alves; e o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Marcos Troyjo.
O projeto é uma realização do Canal Rural e da Organização das Cooperativas Brasileiras.
Veja onde foram realizadas as outras fases do Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo
Curitiba (PR)
Na primeira etapa do Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo, com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba, no dia 25 de maio, foram debatidos os desafios e iniciativas para alcançar a neutralidade de carbono, a regularização da propriedade rural e as ações sustentáveis desenvolvidas pelos produtores rurais.
Manaus (AM)
Em Manaus, no dia 6 de julho, os temas abordados foram as fontes de financiamento de projetos sustentáveis e a importância do bioma amazônico pelo mundo. O evento foi realizado em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB-AM).
Belo Horizonte (MG)
Na capital mineira, no dia 3 de agosto, o debate foi realizado com a parceria da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o foco foi a força do cooperativismo na produção de leite e de café, e o potencial para o mercado interno e externo. Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas do modelo de negócio do setor de sustentabilidade.
Durante todos os seminários, foram apresentadas histórias de cooperativas que estão impulsionando o desenvolvimento em todo país e que contribuem com o agronegócio na geração de renda de várias famílias. Além de, é claro, movimentarem a economia do Brasil.