As moscas-das-frutas são pragas que prejudicam os pomares e provocam apodrecimento e queda das frutas.
No fechamento da safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola, o Fundecitrus apontou que as moscas-das-frutas, dentre as pragas e doenças, foram os principais responsáveis pela queda de frutos nesta safra, com 5,63% dos frutos caídos.
Medidas para monitoramento e manejo devem ser tomadas, a fim de evitar danos econômicos, já que as moscas-das-frutas ocorrem durante todo o ano.
Foram identificadas, no Brasil, duas espécies de moscas-das-frutas que atacam frutos e provocam podridão mole e queda dos frutos:
- Anastrepha fraterculus: as infestações são mais intensas entre os meses de março e maio, que são mais favoráveis ao aparecimento. Elas também ocorrem em plantas frutíferas.
- Ceratitis capitata: ocorre entre os meses de julho e novembro. Essa espécie ataca as variedades semitardias e tardias, durante o amadurecimento e colheita de cafés circunvizinhos aos talhões de citros.
Monitoramento e inspeção
O monitoramento das moscas-das-frutas é feito pela captura dos insetos adultos, utilizando-se armadilhas de dois modelos:
- McPhail: utiliza um atrativo alimentar que atrai as duas espécies e deve ser instalada no centro e na periferia do pomar para a detecção.
- Jackson: essa armadilha é utilizada com um paraferomônio, que atrai exclusivamente machos de Ceratitis capitata e deve ser instalada em locais com histórico de altas infestações. É importante que a inspeção das armadilhas seja realizada toda semana.
Controle
Para o controle, é recomendado usar inseticidas para controlar a população de adultos por contato e ingestão. O manejo mais adequado utiliza iscas tóxicas, preparadas com uma mistura de atrativo alimentar (proteína hidrolisada) e inseticida. Os inseticidas autorizados pertencem aos grupos organofosforado, piretroide, neonicotinoide e espinosina.
Cuidados adicionais
Algumas práticas são essenciais para auxiliar no manejo de moscas-das-frutas. Confira algumas orientações:
- Limpar o pomar e área do entorno;
- Retirar os frutos infestados da planta e caídos ao chão, sendo que esses frutos deverão ser retirados dos talhões e destruídos;
- Realizar a colheita antecipada, em que diminui o tempo de exposição dos frutos ao ataque de moscas-das-frutas e diminui a pressão sobre as variedades com múltiplas floradas.