O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançaram a tecnologia Agro Brasil+Sustentável, primeira ferramenta voltada para qualificação do setor agropecuário brasileiro. Disponível gratuitamente via login Gov.br, a plataforma integra dados governamentais e do mercado, como certificações de conformidade, ajudando produtores a se adequarem às demandas socioambientais do mercado interno e externo.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Funcionamento da tecnologia
A ferramenta oferece serviços como verificação socioambiental de propriedades e habilitação para o Plano Safra, além de acelerar a análise de crédito em parceria com instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Produtores que adotarem boas práticas sustentáveis poderão receber descontos de até 0,5% em financiamentos, conforme a resolução nº 5152 do CMN.
Na cerimônia de lançamento, foi realizada a assinatura da Portaria que institui a plataforma e um Acordo de Cooperação Técnica entre o Mapa e o Serpro para desenvolvimento contínuo de soluções tecnológicas. Segundo Pedro Neto, secretário de Inovação do Mapa, a plataforma é um instrumento estratégico para acessar mercados exigentes e fortalecer a soberania nacional.
Atualmente, a plataforma conta com a participação de 30 certificadoras e prevê ampliar suas funcionalidades por meio da interoperabilidade com sistemas privados. Essa iniciativa representa um marco na promoção da sustentabilidade e na modernização do agro brasileiro.