O Brasil, como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo tem, neste cenário, o engenheiro agrônomo como um dos profissionais com maior participação nesse processo.
Ou seja, o trabalho do engenheiro agrônomo está diretamente ligado na produção dos alimentos que chegam em nossas mesas, todos os dias.
Presente com papel fundamental neste meio, a agricultura familiar conta, cada vez mais, com a presença dos profissionais agrônomos.
Segundo o engenheiro agrônomo Aluízio Borém, mestre pela Universidade Federal de Viçosa e PhD pela University of Minnesota (EUA), a profissão tem um potencial de atuação muito grande.
Borém é autor do livro “Agronomia: profissão do presente e do futuro”
“Agronomia: profissão do presente e do futuro inclui as contribuições da Engenharia na Agricultura, sobretudo na agricultura de precisão e na mecanização agrícola, e destaca um tópico de extrema relevância hoje: a agricultura digital e o seu papel na melhoria da produtividade”.
Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo
A profissão é celebrada no Brasil neste 12 de outubro, com o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo. Em todo o país, são 120.280 profissionais com registro.
A profissão é celebrada em outubro, pois foi nesta data em 1933 que a atividade foi regulamentada.
Naquela época já se sabia da importância do profissional para o desenvolvimento da agricultura e produção de alimentos.
Hoje o Brasil é considerado o país com maior potencial para atender a demanda que o mundo precisa.
A mudança na atividade ao longo do tempo está na atuação do profissional, que tem cada vez maior importância do lado de fora da porteira.