Interlocução com o governo federal e compromisso com a produção sustentável. Essas são algumas das prioridades do novo presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Sérgio Bortolozzo.
+ Confira as últimas notícias do site do Canal Rural
Uma semana após ser eleito para comandar a entidade voltada ao agronegócio pelos próximos três anos, Bortolozzo concedeu entrevista exclusiva ao Canal Rural. Diretamente dos estúdios da emissora em São Paulo, ele conversou com a jornalista e apresentadora Marusa Trevisan durante a edição desta terça-feira (14) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.
Questionado sobre a decisão do governo Lula desmembrar o Ministério da Agricultura e Pecuária — e assim reativar as pastas dedicadas ao Desenvolvimento Agrário e à Pesca — Bortolozzo avaliou que tal decisão não foi positiva. De acordo com ele, tal medida pode enfraquecer políticas públicas voltadas aos produtores rurais. Ele, contudo, prega “entendimento” para que o Mapa volte a ter uma estrutura forte.
Como exemplo, ele citou a ideia de gestão compartilhada da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entre o Ministério da Agricultura & Pecuária e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Pesca.
“Precisamos dessa interlocução [com o governo], pois o produtor rural vai continuar fazendo o que sempre fez: trabalhando, produzindo e gerando empregos”, disse. “E o governo também tem que ter a sensibilidade de entender que nós somos importantes”, disse ao defender o diálogo entre os agentes do setor e autoridades.
Presidente da SRB fala de sustentabilidade
Na entrevista ao Canal Rural, Sérgio Bortolozzo destacou: a produção agropecuária brasileira já é sustentável. Para ele, contudo, há uma falha no setor no âmbito da comunicação — principalmente para fora do país. “O nosso agro é importante para o mundo todo”, afirmou o mais novo presidente da SRB.
“Temos uma agricultura altamente sustentável, mas precisamos trabalhar muito isso lá fora”, avaliou Bortolozzo.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.