A 3tentos, empresa gaúcha que atua no varejo de insumos agrícolas, originação e trading de grãos e industrialização (de farelo, óleo e biodiesel de soja), vai lançar em setembro um marketplace (espaço virtual onde se faz comércio eletrônico) próprio para venda de insumos e oferta de serviços.
O plano é promover as vendas digitais em paralelo com os negócios nas lojas físicas, de acordo com nota da empresa. No campo digital, a empresa já tem um aplicativo e uma plataforma de inteligência agronômica.
Marketplace
O marketplace vai focar em produtos que contribuam para a expansão do negócio no RS e em MT, que não existam nas microrregiões destes estados. Além disso, o enfoque fica também em serviços de educação, treinamentos de gestão financeira e informações sobre como reduzir a pegada de carbono com rentabilidade, segundo a nota.
Antes de lançar o marketplace a companhia desenvolveu um estudo com a consultoria Brivia a fim de identificar públicos de interesse, criar oportunidades de novos negócios e aprimorar as ferramentas atuais.
O diretor de Marketing da 3tentos, Alan Araldi, explicou no comunicado que a estratégia é manter o digital junto com as lojas físicas.
“Todo consumidor quer ser olhado como único, por isso é tão importante o mapeamento que fizemos para identificar o perfil do nosso público. Nossa linha de atuação é a “phygital”, em que o cliente faz suas operações por meio do aplicativo, mas conta com o atendimento humano para fechar o negócio e a possibilidade de ir à loja física, se assim desejar”, disse Araldi.
O diretor ainda acrescenta que o agricultor está cada vez mais jovem e vive uma transição no comando da propriedade. Com isso, ele deixou de ser um migrante digital para se tornar um nativo digital.
Aplicativo
Desde 2018, a companhia já tem um aplicativo que permite a consulta do saldo de grãos, venda da produção de soja, assinatura de documentos digitais e pagamentos de contas, além de outros serviços. Com 5 mil usuários, o app contabiliza mais de R$ 80 milhões em negócios e 3,3 mil notas emitidas.
Por fim, em 2020, a empresa criou a plataforma de inteligência agronômica Terra 3. Ela permite o monitoramento agronômico remoto e utiliza imagens de satélite para acompanhamento da saúde das culturas.