Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PRESERVAÇÃO EM MATO GROSSO

Famato comemora aprovação de PEC de conservação em MT

Com a aprovação. setor produtivo rural de MT celebra avanço para garantir segurança jurídica e equilibrar preservação ambiental com a produção

Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) celebrou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 12/2022, que visa regularizar a criação de novos parques estaduais em MT. A matéria foi aprovada em segunda votação pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) durante a sessão plenária realizada na quarta-feira (11/12), com o apoio de uma ampla articulação do setor produtivo rural.

O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou a importância da aprovação da PEC para o setor produtivo e para MT em geral. Segundo ele, a regularização das unidades de conservação trará segurança jurídica para os produtores rurais, o que permite que preservação ambiental seja realizada de forma responsável, sem prejudicar os direitos dos proprietários de terras.

A PEC determina que 80% das 47 unidades de conservação de MT sejam regularizadas antes que novas áreas sejam criadas, garantindo que a preservação dos biomas mato-grossenses seja efetiva e não apenas teórica. Atualmente, muitos parques enfrentam pendências de regularização fundiária, e a medida é considerada crucial para que as áreas de conservação cumpram sua função ambiental de forma adequada.

Vilmondes Tomain enfatizou que a prioridade deve ser a regularização das unidades já existentes, para garantir que cumpram efetivamente seu papel na preservação. Além disso, a PEC autoriza a captação de recursos financeiros de ONGs, entidades públicas ou privadas, tanto nacionais quanto internacionais, para auxiliar na criação e manutenção das unidades de conservação. Esses recursos serão destinados ao Fundo Amigo da Floresta (3F), criado em junho deste ano, para apoiar a regularização e manutenção dos parques estaduais e outras áreas protegidas.

Atualmente, o Sistema Estadual de Unidades de Conservação abrange 47 unidades, que totalizam mais de 2,8 milhões de hectares, divididos entre parques estaduais, reservas, áreas extrativistas e estações ecológicas. No entanto, apenas 7,3% dessas áreas têm regularização fundiária completa, apesar de já existirem há mais de 20 anos.

O deputado Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, também comemorou a aprovação da PEC em MT, destacando que a medida corrigirá falhas das legislações anteriores e garantirá recursos financeiros nos próximos 10 anos para a regularização das unidades de conservação. Ele ressaltou a importância da PEC para garantir justiça aos produtores rurais que tiveram suas terras transformadas em unidades de conservação sem receber compensações.

O Fórum Agro teve um papel fundamental na articulação para a aprovação da PEC, promovendo diálogos entre as entidades do setor e os deputados estaduais, além de fornecer dados e informações técnicas para sustentar a proposta. Com a aprovação da PEC em segunda votação, o texto agora segue para redação final e será encaminhado ao governador Mauro Mendes para sanção.

Sair da versão mobile