Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Parlamentares da FPA pedem mais recursos para Bolsonaro

Bolsonaro pediu prioridade na votação de pautas como o marco temporal da demarcação de terras indígenas e a regularização fundiária

Deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniram nesta quarta-feira, 6, com o presidente Jair Bolsonaro em um café da manhã no Palácio do Planalto. Eles pediram mais verbas para a subvenção do Seguro Rural e também para o crédito rural. 

“Hoje a Frente Parlamentar Agropecuária fez menção a sua excelência o presidente Jair Bolsonaro de que tivemos o maior prêmio da história para o Seguro Rural. Quer dizer que tivemos o maior valor para a garantia de perdas que sofreu o produtor rural. Pedimos ao presidente que haja um aporte [de recursos] ainda maior porque nós não sabemos e não controlamos o tempo, a natureza, e precisamos ter a garantia de, principalmente, o nosso agricultor familiar, o pequeno e médio produtor, tenha equalização, prêmio, para o seguro rural. Esse era um dos pleitos e também fizemos um pedido especial ao presidente Jair Bolsonaro do aumento do crédito rural”, disse o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR).

O encontro contou ainda com a presença da ministra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina. A reunião serviu para debater e avaliar ações, medidas e propostas feitas nos últimos anos, como a Lei do Agro e o Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro).  

Segundo a FPA, o presidente Bolsonaro também pediu a priorização de algumas pautas no Congresso. “Nós temos vários [projetos de lei] urgentes. Nós temos, por exemplo, a questão do marco temporal. O marco temporal é necessário para nós darmos segurança jurídica à demarcação [de terras indígenas] e também da garantia do direito a quem tem propriedade. Foi um dos projetos que ele [Bolsonaro] colocou na pauta, e a regularização fundiária. A regularização fundiária é um dos principais projetos pedidos pelo presidente da república”, reforçou Sérgio Souza.

De acordo com o parlamentar, um dos projetos de lei (PL) que trata da regularização fundiária está com as discussões avançadas. O  PL 2633, de 2020, prevê, entre outros pontos, a ampliação das áreas sem a necessidade de vistoria técnica, de quatro para seis módulos fiscais. Isto quer dizer que o pedido de regularização da propriedade poderá ser feito somente com a verificação por meio de sensoriamento remoto, desde que a área tenha até seis módulos fiscais. A proposta já passou pela Câmara dos Deputados e a expectativa da bancada é de que seja votada no Senado ainda neste mês de outubro. 

*Sob supervisão de Letícia Luvison

 

Sair da versão mobile