O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (11), que pretende participar da Bahia Farm Show, com a intenção de ‘provocar inveja à Agrishow‘.
A declaração aconteceu semanas depois do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), afirmar que foi desconvidado pela organização do evento, que aconteceu entre os dia 1º e 5 de maio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Lula criticou os “fascistas e negacionistas” que não permitiram a participação do ministro.
“Chego aqui na Bahia e os agricultores me convidam para participar da segunda feira mais importante do país”, disse Lula.
“Estou vindo a essa feira na Bahia para despertar a inveja daqueles indivíduos de São Paulo que não permitiram a participação do meu ministro”, complementou o presidente.
Segundo Fávaro, ele foi desconvidado após a confirmação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro compareceria à abertura do evento. A organização da Agrishow nega a informação.
Em decorrência do desentendimento, os organizadores optaram por cancelar a cerimônia de abertura da Agrishow. No encerramento da feira, a organização considerou o episódio como ‘página virada’.
A 28ª edição da Agrishow alcançou um recorde de R$ 13,29 bilhões em intenções de negócios.
Já 17ª edição da Bahia Farm Show, considerada a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do Brasil, está programada para acontecer de 6 a 10 de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, localizada no oeste da Bahia.