Política

Maioria do governo tem preconceito contra o agro, diz Alexandre Garcia

Na visão do comentarista, a divisão do então Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é um sinal em desfavor do setor

Liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o atual governo federal parece não defender os interesses do agronegócio nacional. Pelo contrário. Ao menos essa é a visão do jornalista Alexandre Garcia, comentarista de política do Canal Rural.

+ Brasil está ‘sem um projeto de governo’, avalia Miguel Daoud

Na visão de Garcia, a divisão do então Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi um sinal inicial contra o segmento. Nesse sentido, ele lembrou, em comentário exibido originalmente na edição desta terça-feira (14) do telejornal ‘Mercado & Companhia’, que a pasta perdeu força a partir da recriação dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Pesca.

Dessa forma, o comentarista ressaltou que ações então concentradas no Mapa foram “perdidas” para outras esferas do Executivo federal. Citou, por exemplo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Cadastro Ambiental Rural. Os dois primeiros foram para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O terceiro item, por sua vez, passou a ficar sob os cuidados do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

“E o agro é o carro-chefe da economia brasileira” — Alexandre Garcia

“É maioria no governo uma ideologia que tem preconceito contra o agro”, disse Alexandre Garcia. “E o agro é o carro-chefe da economia brasileira”, prosseguiu o comentarista. Por fim, ao indicar ser contra o desmembramento do Mapa, ele avisou: “em time que está ganhando não se mexe” — ou não deveria se mexer.

FPA critica divisão do Mapa, reforça Alexandre Garcia

ministério da agricultura e pecuária - mapa - fachada do prédio
Foto: Mapa/divulgação

O comentarista do Canal Rural ressaltou, inclusive, que o desmembramento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está no radar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). De acordo com ele, o colegiado, que reúne mais de 300 deputados e senadores, irá atuar na tentativa de derrubar a medida provisória editada por Lula em seu primeiro dia de governo e que culminou na atual divisão da pasta.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.