O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), anunciou o deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS) como presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O parlamentar foi indicado para a Conab, mas a nomeação ainda depende da aprovação do Conselho de Administração da estatal.
Durante coletiva de imprensa para o anúncio, realizada no Ministério da Economia, em Brasília, Teixeira reforçou que Pretto foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro afirmou que a Conab atuará nesta gestão como uma empresa voltada às compras públicas.
“Ela que gerenciará o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), com grande papel do ponto vista de capitalização da agricultura familiar”, disse.
A partir do capital de giro da agricultura familiar, de acordo com Teixeira, os produtos serão direcionados para o combate à fome do Brasil. “O presidente Lula está fazendo um grande investimento no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A gente quer que a agricultura familiar forneça para o programa”, completou ele.
O ministro ressaltou também que a Conab focará em toda agricultura brasileira. Além disso, terá diálogos fortes com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Segundo ele, em conversa realizada ontem com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, começou a ser estruturada a ideia de desenvolver uma área de inteligência agropecuária. “(Com) capacidade de prever o tamanho da safra e os eventos climáticos para que nós tenhamos comida na mesa”, disse Teixeira. O ministro ainda disse que espera que esta seja “uma Conab forte” e voltada à política de estoque público.