O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará parte da comitiva brasileira que embarcará para a China nesta segunda-feira (20). A viagem, que terá o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contará com empresários, políticos, produtores rurais e representantes de entidades ligadas ao setor produtivo.
+ Leia as últimas notícias de Política no site do Canal Rural
Por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a expectativa é que a viagem sirva para se avançar em acordos comerciais, além de ter mais aberturas de mercados para mais produtos brasileiros. Entre outros pontos, Fávaro valoriza a oportunidade de valorizar internacionalmente o trabalho desenvolvido pela agroindústria nacional.
“Que possamos avançar na agroindústria” — Carlos Fávaro
“É uma comitiva bastante eclética, contemplando a diversidade do nosso agronegócio, não só daqueles que estão interessados em vender seus produtos, mas também comprar para que possamos avançar na agroindústria”, diz Fávaro, conforme nota divulgada pela Mapa. “É um sinal do prestígio do presidente Lula junto ao setor, que fez questão de participar da missão, e também da importância que o governo federal destaca ao agro”, complementa o ministro.
Pelas redes sociais, Fávaro deu números. De acordo com ele, 88 empresários do agronegócio brasileiro farão parte da comitiva que irá à China. Assim, ele acredita, que a viagem será útil para promover o setor diante de “um importante parceiro comercial”.
Queremos simplificar processos por meio da digitalização, abrir mercado para mais produtos brasileiros, tratar de acordos bilaterais e cooperação técnica para continuarmos desenvolvendo o nosso #agro
— Carlos Fávaro (@Carloshbfavaro) March 18, 2023
Viagem à China: agroindústria e expectativa para retomada da exportação de carne bovina
A viagem da comitiva comandada pelo presidente Lula também pode servir para que caia o embargo das exportações de carne bovina para o país asiático. Os envios da proteína estão suspensas desde 23 de fevereiro, quando o Brasil notificou o caso de mal da vaca louca (que se provou atípica, o que não gera riscos a animais e nem aos seres humanos).
Em recente entrevista ao ‘Mercado & Companhia’, telejornal do Canal Rural, a consultora de mercado da Agrifatto, Laura Rezende, afirmou que a expectativa é de que a suspensão das exportações da carne bovina do Brasil para a China chegasse ao fim ainda neste mês — ela citou 28 de março como data de referência.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.