Soja Brasil

Após chuvas de pedra, tempo favorece plantio de soja no Paraná

Área plantada nesta safra terá aumento de 1% sobre a temporada passada. Presidente da Aprosoja-PR diz que consultorias projetam incremento superior

O plantio de soja no Paraná já ultrapassou 70%, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral). A área para a safra 21/22 é estimada em 5.590 milhões de hectares, incremento de 1% sobre o ciclo passado.

De acordo com o presidente da Aprosoja-PR, Marcio Bonesi, apesar de o ciclo atual estar com a instalação dentro do esperado para a época, começou com atrasos por fatores climáticos. “Todo o estado foi castigado por tempestades. Em muitas localidades, tivemos bastante chuva de pedra, o que atrapalhou o começo do plantio”, destaca. O granizo estendido por regiões mais abrangentes e não concentradas, como costuma ocorrer, é típico de anos em que ocorrem o fenômeno climático La Niña.

Segundo ele, apesar das intempéries, com secas iniciais seguidas por tempestades de granizo, o tempo agora está favorável. “Tivemos sol e algumas chuvas irregulares e o produtor consegue fazer os manejos adequados e terminar o plantio. A área de milho primeira safra também já está quase finalizando, com cerca de 91% plantada […]”

Bonesi também lembra que mesmo com o dado oficial do Deral, algumas consultorias projetam aumento de área de soja superior no estado. “No Paraná área de soja já é bastante consolidada. Ainda assim, muda um pouco para a área de cana e de milho também, assim como de pastagens na região noroeste. O preço da soja está atrativo […]”, completa.