Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Após chuvas de pedra, tempo favorece plantio de soja no Paraná

Área plantada nesta safra terá aumento de 1% sobre a temporada passada. Presidente da Aprosoja-PR diz que consultorias projetam incremento superior

O plantio de soja no Paraná já ultrapassou 70%, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral). A área para a safra 21/22 é estimada em 5.590 milhões de hectares, incremento de 1% sobre o ciclo passado.

De acordo com o presidente da Aprosoja-PR, Marcio Bonesi, apesar de o ciclo atual estar com a instalação dentro do esperado para a época, começou com atrasos por fatores climáticos. “Todo o estado foi castigado por tempestades. Em muitas localidades, tivemos bastante chuva de pedra, o que atrapalhou o começo do plantio”, destaca. O granizo estendido por regiões mais abrangentes e não concentradas, como costuma ocorrer, é típico de anos em que ocorrem o fenômeno climático La Niña.

Segundo ele, apesar das intempéries, com secas iniciais seguidas por tempestades de granizo, o tempo agora está favorável. “Tivemos sol e algumas chuvas irregulares e o produtor consegue fazer os manejos adequados e terminar o plantio. A área de milho primeira safra também já está quase finalizando, com cerca de 91% plantada […]”

Bonesi também lembra que mesmo com o dado oficial do Deral, algumas consultorias projetam aumento de área de soja superior no estado. “No Paraná área de soja já é bastante consolidada. Ainda assim, muda um pouco para a área de cana e de milho também, assim como de pastagens na região noroeste. O preço da soja está atrativo […]”, completa.

 

Sair da versão mobile