Na avaliação do comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, o discurso do governo federal tem influenciado as invasões de terra promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
“As posições do governo federal influenciam as invasões. No governo Bolsonaro, ocorreram 14 invasões em quatro anos. Nos dois primeiros governos do presidente Lula, foram quase 2 mil invasões. Uma média anual de 3,5 invasões por ano durante o governo de Bolsonaro. E 246 invasões por ano durante o governo de Lula”, diz Alexandre Garcia.
Segundo o comentarista, o Ministério da Agricultura está “meio perdido”.
“[O Ministério] perdeu seus instrumentos básicos, como a Conab e o Cadastro Ambiental, que estão com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, cujo ministro, Paulo Teixeira, do PT, já recomendou que os proprietários de terra negociem com os invasores”, afirma.
Neste cenário, Garcia propõe pressionar os governadores.
“O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, deu um exemplo ao dizer ‘Não se deve invadir propriedade alheia’. O governador de Minas Gerais, Zema, também indicou o mesmo. É preciso que haja resistência, uma reação.”
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.