O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, lançou nesta terça-feira (14), o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+SC) durante a abertura do 27° Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos.
Instituído por portaria, o Plano pretende consolidar o agronegócio catarinense no cenário mundial, assumindo o compromisso voluntário de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O projeto pretende gerar um potencial de mitigação de emissões de GEE de 86,78 milhões de toneladas de carbono – o que equivale a um investimento de US$ 4 bilhões até 2030.
“O ABC + SC surge para aumentar a rentabilidade para as familiar no campo, aumentar a capacidade produtiva e a resiliência dos nossos agricultores. Queremos mostrar ao mundo que temos uma agropecuária eficiente, competitiva e sustentável. Vamos potencializar a adoção de tecnologias, o acesso ao crédito e crescer no mercado internacional”, destacou o governador.
O Plano ABC+ tem como eixos orientadores o enfrentamento dos impactos adversos da mudança do clima, o aumento da resiliência no meio rural e a sustentabilidade do setor agropecuário. Nesse sentido, a Secretaria da Agricultura, outros órgãos do Governo do Estado e iniciativa privada irão planejar e organizar ações para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, respondendo aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário.
Além do governador, a vice-governadora Marilisa Boehm também esteve presente na abertura do Show Tecnológico Copercampos.
Com mais de 6,5 mil visitantes apenas no primeiro dia, número recorde na história do evento, as expectativas são de superar o público do ano anterior, que ultrapassou 17 mil pessoas.
São mais de 160 expositores presentes nesta 27ª edição do Show Tecnológico, que apresentarão soluções e novas tecnologias para desenvolver ainda mais a agropecuária regional.
O governador disse que o Show Tecnológico é o evento que representa o que há de mais inovador no setor do agronegócio catarinense.
O presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, destacou o compromisso de a cada ano mostrar todas as novidades do campo. “Sempre pensamos em evoluir e trazer as novidades das nossas atividades. Por isso o nosso evento é focado em tecnologia. O que há de melhor no setor do agronegócio, o público encontra na nossa estrutura”, informou.
“Nosso maior compromisso com o associado é de possibilitar que ele desenvolva suas atividades com qualidade, tendo produtividade e rentabilidade. Para isso, vamos continuar investindo em conhecimentos a estes agricultores. O Show Tecnológico tem essa missão e as empresas parceiras entendem a proposta e fomentam a inovação e esta transmissão de informações aos produtores”, complementou.