BIOCOMBUSTÍVEIS

SC poderá contar com a primeira usina de etanol à base de cereais

Usina deverá gerar 100 empregos diretos e 800 indiretos, além de uma produção estimada de 36 milhões de litros de etanol de milho

Show Tecnológico Copercampos - Jorginho Mello
Foto: Roberto Zacarias/Secom SC

O governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) assinou um protocolo de intenções com a Copercampos para viabilizar a implantação da primeira usina de etanol à base de cereais no estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25), durante a abertura oficial do 29º Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos.

O protocolo foi formalizado pelo governador e o presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca. Desta forma, o estado garantirá incentivos econômicos e fiscais para viabilizar a implantação da primeira usina de etanol à base de cereais em Santa Catarina.

Benefícios da usina

Como contrapartida, a Copercampos investirá R$ 200 milhões na construção da usina, que deverá gerar 100 empregos diretos e 800 indiretos, além de uma produção estimada de 36 milhões de litros de etanol de milho no primeiro ano de operação.

Na ocasião, o governador também entregou a Licença Ambiental Prévia de Instalação, concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), ao presidente da Copercampos, garantindo mais um passo para a concretização do empreendimento.

O governador entregou ainda uma ambulância e um caminhão de combate a incêndios ao município de Campos Novos, cidade onde ocorre o Show Tecnológico Copercampos, resultado de uma parceria entre estado, município e a cooperativa. Jorginho Mello também anunciou o envio de 39 equipamentos agrícolas para 21 municípios do Meio-Oeste catarinense.

“Nosso agro é forte e precisa de todo o nosso apoio. Estamos com projeto de implementar voos regionais ligando nossas cidades e encurtando distâncias. Temos muitos programas de linhas de crédito para apoiar nossos produtores rurais”, destacou o governador.

“É um trabalho constante de pesquisa, validação de defensivos, de fertilizantes e lançamento de sementes. Realizamos esse evento para os produtores olharem o que está sendo feito, as inovações, as tecnologias novas, lançamento de variedade. Tudo isso é muito importante para o Copercampos e mais ainda para o produtor rural”, disse o presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca.

O Show Tecnológico Copercampos reúne produtores, pesquisadores e empresas para apresentar novas tecnologias e soluções até o dia 27 de fevereiro, com palestras, demonstrações e oportunidades de negócios para os participantes.