O faturamento do setor de máquinas e implementos agrícolas registrou alta de 49,8% entre janeiro e setembro deste ano, ante o mesmo período de 2020. É o que aponta a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Segundo o presidente da câmara setorial de máquinas e implementos agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão, capitalizado por causa dos bons preços das commodities, o produtor rural brasileiro investiu em novas tecnologias. “Nós devemos fechar o ano com um aumento de 40% nas vendas. Para indústria, é um aumento muito grande. Nas últimas duas décadas, aconteceu apenas uma vez. Vale ressaltar que nós também estamos crescendo em cima de uma base alta, que foi o ano passado. Aliás, o setor está crescendo há cinco anos”, diz.
Sobre a disponibilidade de equipamentos e prazos de entrega, Estevão ressalta que o produtor precisa ser rápido e se planejar. “Para safra de verão não há mais equipamentos. Nós estamos trabalhando com uma faixa de 90 dias de antecedência, na média, por isso, para safra de inverno, o produtor precisa se organizar e fazer um bom planejamento para não ter surpresas”, afirma.