Soja Brasil

Soja: variação de chuva e tempo firme impulsionam plantio; confira a previsão

Região Sul deve ter semana de tempo mais firme, mas início de novembro reserva precipitações. Acompanhe a previsão para as regiões produtoras

Esta semana também começa com temperaturas baixas no Sul do Brasil. Devido à grande quantidade de chuva dos últimos dias, o solo continua encharcado, impossibilitando o avanço da instalação da lavoura de soja.

No entanto, os próximos dias devem ser de tempo mais firme na região, reduzindo a umidade da terra e beneficiando a semeadura. Assim, a partir da próxima quarta-feira, 27, as temperaturas chegam a 33º no Rio Grande do Sul, 27º em Santa Catarina e 30º no Paraná.

No Paraná, entre 26 e 30 de outubro, o acumulado de chuva chega a 30 mm, enquanto nos outros dois estados da região as precipitações são mais isoladas, intercaladas com períodos maiores de tempo firme.

As altas temperaturas da região, contudo, não devem secar o solo e, sim, apenas regular o índice de umidade.

Chuva nas demais regiões

Nesta terça-feira, 26, tem previsão de chuva para a costa do Sudeste e região Norte do país. Até o próximo sábado, 30, o acumulado chega a 50 mm no Sudeste, especialmente em São Paulo.

Na região do Matopiba, as altas temperaturas devem reduzir a umidade do solo, mas na próxima semana, de 31 de outubro a 4 de novembro, a chuva volta.

Neste período, no Centro-Oeste e no Sudeste, as precipitações podem variar de 30 mm a 50 mm, especialmente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e norte de São Paulo.